UHB

Pacto das Igrejas Batistas



Tendo sido levados pelo Espírito Santo a aceitar a Jesus Cristo como único e suficiente Salvador, e batizados, sob profissão de fé, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, decidimo-nos, unânimes, como um corpo em Cristo, firmar, solene e alegremente, na presença de Deus e desta congregação, o seguinte Pacto:
Comprometemo-nos a, auxiliados pelo Espírito Santo, andar sempre unidos no amor cristão; trabalhar para que esta igreja cresça no conhecimento da Palavra, na santidade, no conforto mútuo e na espiritualidade; manter os seus cultos, suas doutrinas, suas ordenanças e sua disciplina; contribuir liberalmente para o sustento do ministério, para as despesas da igreja, para o auxílio dos pobres e para a propaganda do evangelho em todas as nações.
Comprometemo-nos, também, a manter uma devoção particular; a evitar e condenar todos os vícios; a educar religiosamente nossos filhos; a procurar a salvação de todo o mundo, a começar dos nossos parentes, amigos e conhecidos; a ser corretos em nossas transações, fiéis em nossos compromissos, exemplares em nossa conduta e ser diligentes nos trabalhos seculares; evitar a detração, a difamação e a ira, sempre e em tudo visando à expansão do reino do nosso Salvador.
Além disso, comprometemo-nos a ter cuidado uns dos outros; a lembrarmo-nos uns dos outros nas orações; ajudar mutuamente nas enfermidades e necessidades; cultivar relações francas e a delicadeza no trato; estar prontos a perdoar as ofensas, buscando, quando possível, a paz com todos os homens.
Finalmente, nos comprometemos a, quando sairmos desta localidade para outra, nos unirmos a uma outra igreja da mesma fé e ordem, em que possamos observar os princípios da Palavra de Deus e o espírito deste Pacto.
O Senhor nos abençoe e nos proteja para que sejamos fiéis e sinceros até a morte.


Estrutura da UHB

O QUE É UMA UHB? É uma organização composta das organizações: Embaixadores do Rei (ER), Grupo de Ação Missionária (GAM) e Sociedade de Homens Batistas (SHB).

Qual é o tema da UHB? Deus Garante Vitórias

Qual é a divisa da UHB? Que diremos, pois a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?

Qual é o hino oficial da UHB? Vitórias nas Lutas

Qual é o objetivo da UHB? Coordenar, Supervisionar, Integrar, Apoiar e Incentivar as Organizações Missionárias Masculinas da Igreja, sem, contudo, exercer ingerência sobre elas. A UHB deve descobrir as necessidades das organizações e procurar supri-las da melhor forma possível. Também deve cooperar e apoiar cada Organização na realização de suas atividades. Além disso, deve coordenar todas as atividades que envolvam a participação integrada dos três segmentos. Bem como promover, periodicamente, reuniões de avaliação, planejamento e de integração social.

Como é composta a Diretoria da UHB? Obrigatoriamente, deve ser formada por um representante da SHB, um do GAM e um Conselheiro de ER, que inclusive, ambos poderão ser eleito para qualquer dos cargos. A diretoria jamais poderá ser formada de outra maneira.

Atribuições da Diretoria:

I – Presidente:

a)       Convocar e Presidir as Reuniões da UHB
b)       Coordenar as Atividades Gerais da UHB
c)       Supervisionar as Atividades Gerais das Organizações Masculinas
d)       Visitar as Reuniões das Organizações
e)       Participar dos Eventos da UHB e das Organizações
f)        Representar a UHB Junto à Igreja e à Denominação
g)       Indicar Equipes Para Tarefas Especiais
h)       Assinar Livro de atas
i)         Zelar Pelo Cumprimento dos Objetivos da UHB e das Organizações
j)       Apresentar Fontes de Recursos Para a Execução dos Projetos da UHB e das    Organizações
k)       Registrar e Guardar os Recursos Financeiros da UHB
l)         Comunicar-se com os Líderes das Organizações

II – Vice-presidente:

a)       Substituir o Presidente em sua Ausência ou Quando Solicitado
b)       Auxiliar o Presidente
c)       Visitar as Reuniões das Organizações
d)       Participar dos Eventos da UHB e das Organizações

III – Secretário:

a)       Registrar Todas as Atas em Livro Próprio, e Assiná-las
b)       Manter Regularizado o Cadastro dos Homens Batistas da Igreja
c)       Comunicar ao Presidente as Datas de Aniversários dos Homens Batistas da Igreja
d)       Registrar em Livro Próprio Todas as Atividades Realizadas Pela UHB e as Organizações
e)       Fazer a Publicação das Atividades da UHB
f)        Visitar as Reuniões das Organizações
g)       Participar dos Eventos da UHB e das Organizações

Quando deve se reunir a UHB? Preferencialmente, uma vez a cada dois meses.

Quais devem ser as atividades realizadas por uma UHB?

a)       Reuniões de Avaliação, Planejamento
b)       Reuniões de Estudos e Projeção de Filmes e Cultos de Oração
c)       Passeios, Acampamentos, Torneios, Recreação
d)       Viagens Missionárias e Atividades Evangelísticas
e)       Treinamentos e Debates
f)        Jantares, Almoços, Churrascos e Outras Reuniões de Confraternização
g)       Campanhas Missionárias
h)       Intercâmbios, Mutirões, OUTRAS  





Como Surgiram os Homens Batistas

            Quando os batistas brasileiros possuíam a idade de Cristo, ainda vivenciando sua inequívoca desafiadora juventude. Cheios de sonhos e ávidos por estabelecimento de projetos prósperos. Motivados pela necessidade tenaz de organização estrutural sistematizada. Envidaram todo esforço para a consecução dos objetivos comuns, sempre visando o suprimento das necessidades gerais da membresia. Dentre elas, a de contemplar os homens na faixa etária a partir dos 36 anos de idade.
    Após algum tempo paquerando a idéia de criar uma organização com características próprias, revestida essencialmente de cunho missionário, evangelístico, filantrópico e integrativo. Um grupo mais audacioso, chamado: Homens Batistas da Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro, resolveu oficializar o namoro com a idéia. Pouco tempo depois, com o bom relacionamento e o satisfatório desenvolvimento do namoro, tornaram-se noivos.
    Livres, preparados, capacitados para o matrimônio, e, com toda a estrutura, por ora, necessária ao enlace, não desperdiçaram a oportunidade, e casaram.
    Fizeram bem. Otimamente bem! Foi um sucesso o enlace! E a lua-de-mel, diga-se de passagem: sem comentários!
    Com o matrimônio mais amadurecido e consistente, bem solidificado na Rocha; de comum acordo, possuídos por um amor indizível, e detendo um planejamento sensato, resolveram fecundar a idéia.
    Não deu outra: um embrião foi gerado, e, consequentemente, desenvolvido, a ponto de vir à luz no dia 04 de junho de 1916, chamando-se: Sociedade Cooperadora de Homens. Mas também, apelidado de Os Gideões, União de Homens, etc.
    Hoje, denominada SHB – Sociedade de Homens Batistas, 91 anos depois, já na terceira idade. Porém, com aparência, essência, vigor, músculos e ossos de jovem, a organização continua mostrando-nos a que veio. E, inclusive, faz-se desnecessário citar os seus frutos, haja vista a imensa lista dos tais, bem como, o fato de conhecemo-los. Entretanto, destacamos algumas missões inerentes às ações da SHB, aqui nesta igreja, bem como em todo o Brasil, e por várias partes do mundo: mutirões, evangelização, ação social, integração social, e outras tantas.
    Fico por aqui. Mas com vontade de continuar. Lembre-se: “o impossível é aquilo que não tentamos conquistar”. Mas o homem não pode receber coisa alguma, que do céu não lhe seja dada. João 3.27.


Josué Nery






Josué Nery
Presidente da UMHBBa




Dúvidas, Sugestões e Matérias
Fale conosco:
Saulo Brito
caravana.esperanca@gmail.com